PARA ONDE VAI A GORDURA QUANDO A PERDES?

Falamos muito sobre perder peso e queimar gordura, mas para onde vai exatamente toda a gordura quando a perdes?

A gordura transforma-se em músculo? Não. Isso é impossível.

A gordura perde-se quando suamos? Na verdade, não. O suor não é “a gordura a chorar”, e também não é a principal forma do corpo perder gordura.

Então, para onde vai a gordura quando perdes peso? Vamos explicar de seguida, e possivelmente vais ficar surpreendido.


Como é que a gordura sai do corpo?

Quando perdes gordura corporal, significa que o teu corpo a converteu em energia e a eliminou através... da respiração! É isso mesmo, a gordura é realmente convertida em dióxido de carbono e água.

Basicamente, quando ingerimos gordura, ela chega ao sistema digestivo, onde é absorvida pelo intestino. A partir daí entra na corrente sanguínea e nos órgãos, para ser armazenada. Quando o corpo precisa de gordura para obter energia, converte-a e, por fim, é expirada.

Dito isto, a gordura não é a única coisa que sai pelos nossos pulmões. Na verdade, a maioria dos hidratos de carbono, proteína e álcool que consumimos também são transformados em CO2 e H2O, e a única coisa que passa pelo sistema digestivo e sai pela outra extremidade é a fibra.

Para contextualizar isto, vamos dar um exemplo: depois de adquirires um plano de nutrição LXFIT, perdeste 10 kg de gordura corporal em 24 semanas. Várias pesquisas mostram que, para eliminar essa gordura do corpo, expeliste mais de 8 kg de CO2. Qualquer gordura restante saiu do teu corpo em forma de água – suor, lágrimas, urina e outros fluidos corporais – portanto, sim, transpiras uma pequena quantidade de gordura.

Como faço para expirar mais gordura?

Achamos que esta pode ser a tua próxima pergunta. Dietas reduzidas em hidratos de carbono, proteína moderada e alto teor de gordura são tendências. Estas dietas são normalmente associadas ao mau hálito (hálito cetónico). Como este tipo de dietas limitam os hidratos, o corpo é forçado a queimar mais gordura como combustível, o que significa que mais gordura é eliminada pela boca.

Para expirar mais gordura, temos que ativar os nossos músculos, para que solicitem mais oxigénio e passem a usar a gordura para criar contrações musculares. Para esclarecer: inicialmente, durante exercícios aeróbicos ou treinos curtos, o glicogénio é quebrado para produzir glicose, de forma a que tenhas energia para te mexeres. Mas, na sua ausência, e quando o treino é longo ou quando o corpo está bem treinado, o metabolismo da gordura é iniciado. Geralmente, um treino realizado numa intensidade moderadamente alta por um longo período de tempo, irá usar gordura como energia, mas estudos recentes revelam que treinos curtos HIIT também.

Respira fundo

Respira fundo, mas percebe que o teu corpo irá libertar a mesma quantidade de CO2, independentemente das técnicas “estranhas” de respiração de yoga e afins que tentares. 😉

Mas de uma coisa podes ter a certeza: se fizeres exercício regularmente e seguires um plano alimentar saudável, o teu corpo irá fazer exatamente o que precisa de fazer. Embora uma maneira eficaz de expirar mais gordura seja ser muito rigoroso com as escolhas alimentares, não recomendamos fazer isso, pois não é sustentável no longo prazo. Outra forma é fazer treinos longos e intensos ou treinos curtos HIIT.