DEVO TREINAR TODOS OS DIAS?

Aqui está uma pergunta que nos fazem imensas vezes: “Devo treinar todos os dias?”.

Embora possa parecer que a resposta seria um “sim” ou “não” direto, na verdade é bastante mais complexo. Mas também é simples. Vamos lá averiguar. 


Não, não deves fazer o mesmo treino todos os dias

Se estiveres a perguntar se deves fazer o mesmo treino todos os dias, então a resposta é não. Fazer exatamente o mesmo treino dois ou mais dias consecutivos não permite que os músculos tenham tempo para recuperarem e ficarem mais fortes. Repetir o mesmo treino em dias consecutivos vai causar fadiga no teu corpo (e mente) e tédio (leia-se: farto) desse treino, sem ver quaisquer benefícios em termos de crescimento muscular.

Em vez disso, faz treinos diferentes. Por exemplo, faz diferentes treinos HIIT 3-4 vezes por semana e adiciona exercícios de força e alongamentos nos restantes dias, ou intercalando. Esta variação é boa para o teu corpo e é uma ótima forma de evitar o tédio. 

Descansa para aumentares o teu nível

O descanso e a recuperação são tão importantes como movermos o corpo diariamente. Esse “tempo livre” dá ao corpo e aos músculos tempo para recuperarem, o que irá ajudar-te a atingir os teus objetivos mais rapidamente. Mas se estás preocupado com os dias de descanso, incluir o “descanso” na rotina não significa necessariamente “não fazer nada”. Se a tua rotina de treino inclui exercícios com foco em grupos musculares, nos dias em que os músculos das pernas descansam, podes fazer um treino de força com foco nos braços. Se estiveres a fazer treinos HIIT principalmente de corpo inteiro, os teus dias de descanso devem ser uma recuperação ativa, como fazer cardio de baixa intensidade através de uma caminhada. Portanto, é possível dares aos teus músculos o descanso que eles precisam, ao mesmo tempo que moves o teu corpo diariamente, para ajudar a melhorar a tua saúde.

Esta “recuperação ativa” também pode ser através de outras atividades. Podes divertir-te e aprender um novo desporto ou atividade nos teus dias de descanso, como yoga, ciclismo ou um desporto coletivo como ténis ou padel. Estas são maneiras divertidas de te manteres ativo sem te esforçares demasiado.  

Ouve o teu corpo

Vão haver dias em que o teu corpo vai dizer “não consigo mais” a uma recuperação ativa, e ESTÁ TUDO BEM! Se já treinaste cinco dias nessa semana e estás exausto, tira um dia de folga de qualquer tipo de atividade física: tu mereces! Principalmente se o teu corpo estiver a pedir descanso completo. Por outro lado, se treinaste cinco dias numa semana, mas acordaste com energia, então aproveita a oportunidade de experimentar algo novo e de te moveres de uma forma diferente, que normalmente não o fazes.

É tudo uma questão de equilíbrio

Recomendamos que encontres o equilíbrio entre treino de força, cardio e flexibilidade/mobilidade durante a semana.

Afinal, trata-se de fazer algum tipo de exercício, seja de que forma for, diariamente. Portanto, sai de casa e mexe-te, sempre respeitando a necessidade de descanso do teu corpo.