8 FORMAS DE GANHAR DISCIPLINA

Sente-te confortável estando desconfortável.

A disciplina é um dos principais determinantes de sucesso na vida, e faz milagres quando se trata de atingir objetivos. Obrigares-te a fazer algo (por exemplo, a fazer exercício) quando não tens vontade, é uma situação pela qual todos nós já passámos.

Aqui deixamos-te 8 dicas para começares  (e fazeres) o que não tens vontade de fazer, especialmente quando não tens vontade de o fazer.

#1 Começa

Não tens vontade de fazer algo que precisas de fazer (exercício, etc) ? Começa por fazer apenas  5 minutos. Por norma, a antecipação de uma atividade é o que tira a vontade toda, porque ninguém quer passar 1-2 horas a fazer o que quer que seja.

Então, basta fazer durante 5 minutos. Se quiseres parar, para, mas 9 em cada 10 vezes, irás sentir-te com a energia necessária para continuar. Mesmo que seja apenas por um curto período de tempo, já fizeste muito mais do que se não tivesses sequer começado.


#2 Celebra cada progresso

O que fizeste no passado de forma bem sucedida?

Se estás a passar por uma fase emocional, o que é que ultrapassaste no passado, semelhante ao que precisas de ultrapassar agora? 

Lembra-te de todo o teu percurso e comemora as pequenas (grandes) conquistas. Isso irá dar-te força e inspiração, mas, mais importante, vai fazer com que não desistas e com que acredites em ti! Porque tu já passaste por coisas piores ou semelhantes.

“Whether you believe you can or you can’t, you’re right.” - Henry Ford

#3 Não tenhas medo de falhar

Não tenhas medo de falhar! Qual é a coisa pior que poderia acontecer?

A não ser que seja algo catastrófico e irreversível, faz uma pausa. Pensa. Se falhaste, o que é que podes aprender com isso?

Pensa em duas situações nas quais falhaste no passado, e aprendeste com isso. Essa aprendizagem deu-te mais inteligência e experiência. Pode ter sido difícil ou até mesmo doloroso de ultrapassar, mas a tua disciplina e coragem foram os vencedores!

Diz em voz alta: “Consegui naquela altura, consigo agora.”

#4 Tens sempre outra oportunidade

Queres ir ao ginásio, fazer um treino LXFIT ou fazer dieta, mas acabas por não fazê-lo? Não te foques nisso. Em vez disso, foca-te no panorama geral. Quantos dias tens na próxima semana para tentar novamente? Mantém a calma e percebe que:
1. A vida é longa.
2. O mundo não vai acabar se falhares um pequeno passo numa grande meta.
3. NÃO tens que ser perfeito.

Isto irá reduzir a ansiedade que possa surgir por teres medo de falhar. E, com o desaparecimento da ansiedade, a tua força mental aumenta. E, de repente, vais sentir-te com muito mais vontade de avançar!

#5 Procura formas para construíres a disciplina

Encontra desafios. Atinge aos teus limites. Ultrapassa-os!

Define uma meta mais alta do que achas que podes alcançar. Mesmo que não chegues lá (falhar é OK), vais alcançar mais e melhor do que se definires as tuas metas por baixo. Ao colocares-te em situações que exigem coragem e disciplina, especialmente mais do que o normal, irás fortalecer a tua força de vontade.


#6 Olhos postos no objetivo

Visualizares o teu sucesso pode dar um “boost” incrível de motivação e inspiração.

Visualiza onde queres estar, na tua mente. Sente como seria a tua vida com o teu objetivo alcançado. Acredita que vais ter sucesso. Sabe que vais ter sucesso!

Praticar esta técnica vai deixar-te com um sorriso no rosto. Esta é uma forma de transformar uma situação “difícil”, numa situação mais fácil.

#7 Puxa por ti, dentro do razoável

Se estiveres a treinar e sentires dor, para. Se estiveres a fazer jejum intermitente e te sentires mal, come.

Nunca sobrecarges ao ponto de causar danos ou efeitos colaterais significativos. Embora seja da tua responsabilidade definir o que é “significativo” para ti, existe uma diferença entre fazer dois treinos consecutivos quando só tens vontade de fazer um, ou de te forçares a fazer quatro treinos, lesionando um músculo, vomitando ou, pior só para seres “melhor”. Isto apenas irá fazer o teu progresso dar passos atrás.

Vais fazer progressos. Vais ficar em forma. Vais tornar-te mais forte, tanto mental como fisicamente. Mas faz isso dentro do razoável.


#8 Usa os planos LXFIT!

Queres medir as ações que tomas? Monitoriza-as!
Queres medir o teu progresso até chegares ao teu objetivo? Monitoriza-o!

Para além do conhecimento, conselhos, planos de treino e planos de nutrição, uma das melhores coisas que a LXFIT pode fazer por ti é ajudar-te a melhorar a tua capacidade de melhorar!

Queremos que sejas capaz de atingir objetivos maiores e mais significativos, ponto final.

O teu corpo é apenas o começo.